quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Investiduras dos novos coroinhas


Último dia da Novena de São Tarcísio





Hoje é dia de São Tarcísio!!

Quem foi São Tarcísio? Não temos muitas informações. Estamos nos primeiros séculos da história da Igreja, mais precisamente no terceiro século; é dito que ele era um jovem que frequentava as Catacumbas de São Calisto, aqui em Roma, e era muito fiel aos seus compromissos cristãos. Amava muito a Eucaristia e, por vários fatores, concluímos que, provavelmente, fosse um acólito, isto é, um coroinha.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tempo Pascal


 O Tempo Pascal, que vai desde o Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, ocupa um lugar especial dentro do ano litúrgico, pois, além de ser celebrado com grande atenção e interesse espiritual pelas comunidades cristãs, é o acontecimento central do mistério cristão, porque relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Devemos resgatar os valores e a espiritualidade deste tempo litúrgico, para que não sejam seqüestrados pela mentalidade ‘eficientista’ e ‘mercantilista comercialista’ de nossa sociedade. “Páscoa” significa passagem. Passagem esta de Cristo “deste mundo para o Pai”, ‘da morte para a vida”, das trevas para a luz”. A cor litúrgica do Tempo Pascal é o branco, que significa festa, paz e, ao todo, este tempo possui 50 dias (oito semanas).
 O Círio Pascal, que representa o Cristo Ressuscitado e a Luz dos Povos, é colocado junto ao ambão ou em lugar próximo ao altar durante todo o Tempo Pascal, e deve ser aceso em todas as Missas Pascais.

domingo, 31 de março de 2013

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

sábado, 30 de março de 2013

O Círio Pascal


É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.

Sábado Santo


O sábado é o segundo dia do Tríduo: no chão junto à ele, durante sete dias e e sete noites com Cristo no sepulcro.

"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Sexta-feira Santa


 A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

Paixão e morte de Cristo

Entre os grandes mistérios do amor de Jesus Cristo que os Evangelhos narram, o que mais fortemente aparece é a sua Paixão, sua Morte e Ressurreição. Os evangelistas vão nos contando a traição de Judas, o julgamento iníquo ante os tribunais, a flagelação e coroação de espinhos e a sentença de morte. Com a cruz às costas, vai Jesus a caminho do Calvário, onde é despojado de suas vestes, cravado na cruz e colocado entre ladrões. Depois de três horas de grandes dores e agonia, Cristo morre. Descido da cruz e entregue a sua Mãe, puseram Jesus no sepulcro.
Por que morreu Jesus Cristo? Para nos salvar, quer dizer, para obter o perdão de nossos pecados e nos devolver a graça e a amizade com Deus, manifestando seu amor e mostrando a malícia do pecado.

Maria encontra o seu Filho a caminho do Calvário


Mal Jesus se levantou da Sua primeira queda, encontra Sua Mãe Santíssima, junto do caminho por onde Ele passa.
Com imenso amor Maria olha para Jesus, e Jesus olha para a Sua Mãe; os Seus olhares encontram-se, e cada coração verte no outro a Sua própria dor. A alma de Maria fica mergulhada em amargura, na amargura de Jesus Cristo.

- Ó vós, que passais pelo caminho: olhai e vede se há dor semelhante à minha dor (Lam I, 12)!

Mas ninguém repara, ninguém presta atenção; apenas Jesus.

Cumpriu-se a profecia de Simeão: uma espada trespassará a tua alma (Lc II, 35).

Na escura solidão da Paixão, Nossa Senhora oferece ao seu Filho um bálsamo de ternura, de união, de fidelidade; um sim à Vontade divina.

Pela mão de Maria, tu e eu queremos também consolar Jesus, aceitando sempre e em tudo a Vontade do Seu Pai, do nosso Pai.

Só assim saborearemos a doçura da Cruz de Cristo e abraçá-la-emos com a força do Amor, levando-a em triunfo por todos os caminhos da terra.

Sermão das Cinco Chagas de Cristo


 Jesus vai para o Calvário. Neste caminho, ostenta não roupas vistosas ou signos de realeza e de vitória, mas é um Rei coroado de espinhos, coberto pelo próprio sangue e de escarros, sem nenhum traço de beleza ou de majestade, mas muito ferido, com Chagas abertas e dolorosíssimas, portando não um cetro de glória, mas uma cruz de ignomínia. Assim o Senhor, o amantíssimo Jesus, Manso Cordeiro de Deus, traído e abandonado pelos seus avança rumo ao Gólgota.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Lava-pés


A quaresma é tempo de fazer "caminho" com Jesus, para chegar à Ressurreição. Fazer caminho significa conversão e seguimento. A quaresma sempre nos propõe a olhar os gestos de Jesus e para uma verdadeira conversão.

Instituição da Eucaristia, sacedórcio e mandamento do amor.


 Hoje a Igreja celebra a instituição da Eucaristia, sacerdócio e o mandamento do amor. Mas eu queria que ficasse a pergunta, como é que se dá a instituição da Eucaristia e do sacerdócio com a celebração do Lava-pés?

Hoje é uma noite de despedida, o pai mandou o filho do céu e Jesus veio para o meio de nós. Ele escolheu seus apóstolos. Deus estava no céu, ninguém podia se aproximar d'Ele e Ele veio até nós. Jesus durante 3 anos convive com os apóstolos, os instrui, faz milagres. Eles vão percebendo naquele homem, uma pessoa diferente. E agora Ele vai se separar. Jesus está com saudade e quer retornar a casa do Pai.

Quinta-feira Santa

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no misterio da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.

As 7 Dores de Maria Santíssima

Nesta Semana das Dores, iremos meditar acerca das Dores de Nossa Senhora. As Dores de Nossa Senhora nos comovam o coração, impulsionando-nos para a prática do bem.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Missa do Crisma


A Missa do Crisma deve ser celebrada, preferencialmente, na Quinta-feira Santa na Igreja Catedral, Sé de toda a Igreja Particular. Por isso, Senhor Bispo Diocesano e os sacerdotes concelebram na Sé Catedral Diocesana. Constituídos, na última Ceia, “servos do Mistério”, realizam eles a unidade do seu sacerdócio no único grande Sacerdote, Jesus Cristo. Nesta Santa Eucaristia manifesta-se o mistério do sacerdócio de Jesus Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada Igreja local, que renovam hoje seu compromisso ao serviço do povo de Deus.

Os Santos Óleos


A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de "Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal, é consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todo o seu presbitério na 5ª feira santa pela manhã.

domingo, 24 de março de 2013

FORMAÇÃO (Parte 2) - Cores Litúrgicas

As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico.

sábado, 23 de março de 2013

Hosana, ao filho de Davi!


No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

Semana Santa


Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada mesiânica em Jerusalém.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escala do mês de Março


02/03 - Poliana, Lucas R e Renan.

03/03- (manhã) - David, Lethícia, Bia e Marcos.
           (noite) - Thamires, Guilerme, Gabriel V e Lucas S.

04/03- Missa Votiva ao Espírito Santo
           Guilherme, David e Poliana.

09/03- Thamires, Lucas R, Renan e Poliana.

10/03- (manhã) - Bia, Lucas R e Lethícia C.
           (noite)- Larissa C, Emilly, João e Wellingtom.

16/03 - Renan, Lucas R, Thamires e João

17/03- (manhã)- Marcos, Lethícia, Lucas S e Bia
           (noite)- Guilherme, Lucas C, David e Gabriel V.


Escala para os dias da Semana

Terça-feira - João e Lucas C.
Quarta-feira - Wellingtom e David
Quinta-feira - (manhã) - ------
                     (noite) - Larissa C e Guilherme
Sexta-feira - (MANHÃ) - Lucas S e Mayara.

Próxima reunião dia 17 de março ás 15h (Reunião e ensaio das celebrações da Semana Santa.)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Eis o tempo de conversão!


O que é a Quaresma?

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Escala do Mês de Fevereiro


01/02 - Poliana

02/02 - Lethícia, João, Marcos e Guilherme

03/02- Manhã
           Pablo, Lucas R, Gabriel V e Mayara
           Noite
           Thamires, Larissa C, Beatriz e Lucas C

04/02 - Missa Votiva ao Espírito Santo
            Poliana, Beatriz, Gabriel V e Wellingtom

05/06 - Wellingtom e Gabriel V

06/02 - Marcos e Lethícia

07/02 - Manhã
            Pablo e Mayara
            Noite
            João e Emilly

08/02 - Lucas S e Guilherme

09/02 - João, Marcos, Beatriz e Poliana

10/02 -Manhã
            Mayara e Lethícia
            Noite
            João, Bia e Poliana

12/02 - Larissa C e Gabriel V

13/02 - Quarta-feira de Cinzas
             Todos

14/02 - Manhã
            Mayara
            Noite
            João e Poliana

15/02 - Lucas S e Gabriel V

16/02 - Marcos, Mayara e Lethícia

17/07 - Manhã
            Beatriz, Wellingtom, Lucas R e Pablo
            Noite
            Larissa C, Gabriel V, Lucas C e Thamires

19/02 - Larissa C e Gabriel V

20/02 - Emilly e Pablo

21/02 - Manhã
            Mayara
            Noite
            João e Poliana

22/02 - Lucas S e Gabriel V

23/02 - Poliana, Thamires e Mayara
           
24/02 - Manhã
            Lethícia, Beatriz, João e Marcos
            Noite
            Larissa C, Emilly, Pablo e Gabriel V

Proxima reunião dia 24/02 ás 9h e 30min.

sábado, 19 de janeiro de 2013

FORMAÇÃO (Parte 1) - Objetos Litúrgicos


Objetos Litúrgicos:

São todos aqueles objetos usados nas mais diversas celebrações.





Âmbula ou Cibório

Onde se guardam as Hóstias Consagradas. Para ser mais claro, a âmbula é semelhante ao cálice, com a diferença que esta contém uma tampa. A âmbula serve para a conservação e distribução da Eucaristia.





terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os 10 mandamentos dos Coroinhas

1. Ser responsável e assíduo. Quase que este é o Mandamento Principal do Coroinha: dever ser uma pessoa altamente responsável com a função que exerce; dever ter um cuidado especial com todos os objetos litúrgicos que manuseia. Quando for escalado, não deve faltar à Celebração. Deve também evitar faltar ou chegar atrasado aos encontros, pois para servir no Altar, não bastando só estar no Grupo, deve-se seguir este e os outros mandamentos que nós veremos a seguir. 

Primeira parte do Tempo Comum

 Iniciamos a primeira parte do "Tempo Comum". Com sabemos, este tempo possui 34 Domingos, inclusa a Solenidade de Cristo Rei do Universo, que a completa (substitui o 34° Domingo). É um período grande, também chamado "tempus per annum", isto é, tempo pelo ano. Nele, Deus se mostra de maneira sempre tangível. As curas, os sermões, os milagres, os ensinamentos de Jesus são postos à nossa meditação. É "Comum" não porque seja sem importância, mas porque apresenta a vida de Cristo de maneira ordinária, cotidiana. É um tempo saboroso, que deve ser vivido de maneira intensa e com bastante atenção. Hoje em dia é fácil se acostumar com tudo, inclusive com o sagrado. Não deixemos esta tentação nos fazer cair!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Batismo do Senhor



A festa do Batismo do Senhor Jesus dá termo ao tempo festivo do Natal. Saindo do âmbito da infância, mostra Jesus na véspera de sua vida pública. A voz de Deus que acompanha o dom do Espírito Santo a Jesus proclama-o “Filho amado”(Mt 3,17) de Deus, no qual Deus se compraz: o beneplácito de Deus repousa n’Ele. Jesus é quem executará o projeto do Pai. Por isso é chamado de “filho”, termo que pode ser aplicado a todo justo, mas no caso de Jesus, de maneira única.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O 2012 de Bento XVI, pastor manso, firme e corajoso



Um ano vivido intensa e corajosamente. Em 2012, Bento XVI realizou duas viagens internacionais: a primeira, ao México e Cuba, e a segunda, ao Líbano. Fez quatro visitas à Itália, entre as quais às vítimas do terremoto da região da Emilia Romagna.
Participou do Encontro Mundial da Família, realizado em Milão, abriu o Ano da Fé e presidiu o Sínodo dos Bispos dedicado à nova evangelização. Ademais, o Papa aderiu ao Twitter e publicou o terceiro e último volume sobre a figura de Jesus de Nazaré.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nossa Paróquia se prepara para a Semana Missionária 2013

A Semana Missionária são os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida. Conhecida, em outras edições, como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada, a Semana Missionária tem como objetivo, possibilitar à juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais, através da troca de experiência, enriquecimento da fé e intercâmbio cultural.
Como sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta nova proposta recebeu o nome de Semana Missionária e, em março deste ano, foi aprovada peloPontifício Conselho para os Leigos (PCL), devido o cunho missionário existente nos brasileiros.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sob nova direção!

 
O COORDENADOR
 Geraldinho

 A coordenação de pastoral é um serviço importantíssimo nas comunidades. A boa coordenação, aberta a Deus e às pessoas, faz a comunidade prosperar e o Reino de Deus acontecer. É um serviço que deve proporcionar prazer e felicidade. Sim, a coordenação deve ser mais alegria que sofrimento, porque a palavra “evangelho”, em si, é “boa notícia”, e um coordenador estressado, desanimado ou acomodado, não consegue anunciá-lo bem à comunidade.

 O CERIMONIÁRIO-MOR
 Wellingtom
Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa, na Igreja Católica. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração. Não existe nenhuma necessidade de o cerimoniário, estar em preparação para o sacramento da ordem.

Escala do Mês de Janeiro


06/01 - Solenidade da Epifania do Senhor
            Todos os coroinhas

07/01 - Missa Votiva ao Espírito Santo
            Lucas S, Gabriel V e David

12/01 e 13/01 -Solenidade do Batismo do Senhor
                        Todos os coroinhas

19/01 - Marcos, João, Lethícia e David

20/01 - (manhã)
            Mayara, Renan e Beatriz
             (noite)
            Livia, Lucas S, Gabriel V e David

26/01 - João, Marcos, Lucas S e David

27/01 - (manhã)
            Pablo, Thamires e Beatriz
            (noite)
            Lucas C, Edson, Lívia e Larissa C

            
Escala do mês para o meio de semana

Terça - feira: Gabriel V e Lucas S
Quarta - feira: Jão e David
Quinta - feira: Missa - Mayara/ Benção do Santíssimo - Gabriel V e Lucas S
Sexta - feira: Wellingtom

A próxima ficou a marcar com o novo coordenador